segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Geração Digital, eu faço parte?


Cada vez mais tenho notado como é importante os meios de comunicação... e ontem lendo Zenit, vi este artigo do Papa, falando sobre as amizades que nascem no mundo virtual...

Realmente fazemos parte desta Geração Virtual. Interessante uma fala do Papa Bento XVI, pois é algo que vivencio, morando numa cidade distante da minha família:
"As famílias podem permanecer em contato, ainda que seus membros estejam muito distantes uns dos outros; os estudantes e pesquisadores têm acesso mais fácil e imediato a documentos, fontes e descobertas científicas, e podem assim trabalhar em equipe de diversos lugares; também a natureza interativa dos novos meios facilita mais dinâmicas de aprendizagem e de comunicação que contribuem para o processo social."

Algo tmb muito interessante , ele fala sobre a necessidade que as pessoas tem de fazer amizades, e por isso , encontraram também na internet esta forma de se comunicar.

"Este anseio do homem responde ao 'chamado divino' que está gravado em nossa natureza de seres criados à imagem e semelhança do Deus da comunicação e da comunhão."

Que lindo... estou em união com a igreja, por isso devemos sim, fazer amizades em Deus, através também da internet...mas o Papa também nos fala dos riscos que isso pode causar...

"Por isso, alerta especialmente os jovens contra o isolamento social, que o uso indiscriminado das novas tecnologias às vezes traz consigo. "

"A amizade é uma das mais nobres conquistas da cultura humana – afirma –, uma das maiores riquezas que o ser humano pode ter. Portanto, é preciso ter cuidado por não banalizar o conceito e a experiência da amizade, e não considerá-la um fim em si mesmo. "

Tenho feito lindas amizades, através da Rádio Beatitudes, conhecendo pessoas através dos momentos de oração e também das animações que fazemos nos programas musicais, pessoas que conhecemos pelo chat e também pelo msn, tenho feito novas amizades pelos blogs que visito, e tenho visto que o Senhor quer que este espaço da internet dê frutos no anúncio e na evangelização.

"A vós, jovens, que quase espontaneamente vos sentis em sintonia com estes novos meios de comunicação, corresponde de maneira particular a tarefa de evangelizar este ‘continente digital’, acrescentou."

Eu faço parte desta Geração Digital, portanto, como o Próprio Senhor nos pede: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho"Mc 16,15

Confira o artigo completo: Papa à geração digital: descobrir verdadeira amizade na rede

Deus te abençoe
Renatinha

8 comentários:

ANDRÉ PICOLO - BIRIGUI/SP disse...

realmente a internet tem aberto novos caminhos pra evangelizar , e é isso que o Jovem precisa e isso, a Beatitudes tem feito aquilo q a igreja pede que seja feito.
qto as amizades que fazemos através da web realmente é algo muito maravilhoso, saber que existe muitas pessoas que procuram o Deus verdadeiro, que querem uma mudança de vida, algo novo.....

Parabéns Rê ......

e obrigado por ser minha amiga de verdade

bjssssssssss

Ailime disse...

Através da Blogosfera também se pode evangelizar.
Esta é uma realidade dos nossos dias e penso que há cada vez mais pessoas a ficarem contagiadas pela mensagem de Cristo, pelo que me é dado observar.
Um grande beijinho Renata e muito obrigada pela tua partilha e pela forma tão bonita como difundes a tua(nossa) Fé.

Lívinha disse...

Que lindo o seu blogger Rê, vc é uma pessoa muiiito iluminada que Deus continue conduzindo os seus passos com sua vocação, saiba que tem e terá sempre uma pessoa aqui em Udi que te ama muiiito!!!

Beijinhos

Fernanda disse...

Rê, ontem não tinha conseguido deixar meu comentário... buá, buá, mas aqui estou eu....rsrs

Então adorei este seu post e até pedi para o Silvinho comentar no Boa Tarde Alegria, pois tinha tudo a ver com o que ele estava falando... aí ele disse na rádio que tinha lido no Programa anterior... rsrsrs Adoreiiii!

Muito legal você nos apresentar o que o papa escreve para nós fiéis... e olha só, que felicidade saber que estamos utilizando a internet como Jesus deseja... já pensou, você tinha que mandar p/o papa ver o seu artigo sobre Blogosfera... ou até mesmo ler seu blog... rsrs com certeza ele iria adorar!

Amore obrigaduuuu... este tipo de mensagem nos estimula a continuar no caminho certo.
Bjim no coração...

Fer

Fernanda disse...

Ah, e para complementar o comentário da Livinha aí em cima... vc sabe quem é esta pessoa que te ama muito né aqui em Udi...

Claroooooooo Euzinhaaaaaaaa!!!!!
kkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Vou até passar mal... se a Livinha ler... desculpaaaaaaaaa...rsrsrsrsrs

Mariana disse...

Renata!!
Obrigada pela visita e pelas doces palavras!
Fiquei feliz ao ver V. S. o Papa na internet!
Quando utilizada com bom senso ela pode fazer maravilhas, um belo exemplo são nossos blogs!!!

Que Deus te abençoe e te guarde!
Beijos,
Mari

Lívinha disse...

E Fer, então é mais de uma em Udi que ama muiiito esta pessoa que se chama Renata Cavanha que tem um proposito de vida que nos faz admirar e interceder pela sua vocação e doação!!!! Então eu amo não só a Renata mas todos os Cavanhas!!!!!!!!! Beijos no coração!!!! rsrsrsrs

Akio disse...

Nossa que lindo Renata !!
EStava aqui lendo sua postagem e realmente esta super dez , fiquei muito feliz de ler , e com certeza DEus se legra em ver nós todos unidos por este meio de comunicaçaõ , graças a DEus e tbm a radio beatitudes , tenho feito muitas amizades , tenho separado mais tempo para orar e tbm voltei a fazer minhas orações diarias , obrigado por sua amizade e pela amizade de todos da radio !!
DEus te abençõe e ilumine !!!
Akio