sexta-feira, 27 de março de 2009

Presença real de Cristo nas espécies eucarísticas

Deixo aqui para ler alguns relatos que nosso querido Papa, no dia 13 de março fez em relação a Eucarístia.

*Bento XVI sublinhou a importância de aprofundar no mistério da Eucaristia, aumentando a consciência dos fiéis, especialmente dos futuros sacerdotes, sobre a Presença Real de Cristo nas espécies eucarísticas.

* A insistência sobre o tema da Eucaristia como fonte inextinguível de santidade foi uma urgência de primeira ordem.

*É necessário, sublinhou o Papa, «promover a fé na presença real do Senhor na Santa Eucaristia e assegurar na celebração da Santa Missa toda a dimensão da adoração», para o qual a prática da adoração eucarística supõe um recurso pastoral importante.

Este esclarecimento é importante, sublinhou, sobretudo pelos «desvios que talvez contaminaram a renovação litúrgica pós-conciliar, revelando uma compreensão reducionista demais do mistério eucarístico».

*O Papa recorda que a doutrina da transubstanciação do pão e do vinho e da presença real «são verdades de fé evidentes já na própria Sagrada Escritura e confirmadas depois pelos padres da Igreja».

*O pontífice quis também especificar o sentido que o termo «adoração» deve ter para os cristãos, e que não é o da mera submissão, mas que «a palavra latina ad-oratio, ao contrário, denota o contato físico, o beijo, o abraço, que está implícito na idéia do amor».

*«O aspecto da submissão prevê uma relação de união, porque aquele a quem nos submetemos é Amor. De fato, na Eucaristia a adoração deve converter-se em união: união com o Senhor vivo e depois com seu Corpo místico», explica.

*Durante a Jornada Mundial da Juventude de Colônia ele disse: "Na Eucaristia se vive a «profunda transformação da violência em amor, da morte em vida; ela arrasta consigo as demais transformações. Pão e vinho se convertem em seu Corpo e Sangue»".

*Animou-nos também a redescobrir outras práticas ligadas à Eucaristia, como o jejum, especialmente nesta Quaresma, «não só como prática ascética, mas também como preparação para a Eucaristia e como arma espiritual para lutar contra todo eventual apego desordenado a nós mesmos».

«Que este período intenso da vida litúrgica nos ajude a afastar tudo aquilo que distrai o espírito e a intensificar o que nutre a alma, abrindo-a ao amor a Deus e ao próximo», concluiu.


Deus abençoe
Estejamos atentos a voz da Igreja...

Renatinha

3 comentários:

Fá menor disse...

Nunca são demais as vezes que se fala seriamente destes assuntos.

Gostei de ler.

Bom fim de semana

Bjs

Ailime disse...

Renatinha,
Grata por trazeres esta reflexão magnífica sobre as "espécies eucarísticas"
Neste parágrafo tão feliz do Santo Padre, que se me permites transcrevo, está um resumo perfeito:
"Na Eucaristia se vive a «profunda transformação da violência em amor, da morte em vida; ela arrasta consigo as demais transformações. Pão e vinho se convertem em seu Corpo e Sangue»".
Um grande beijinho e votos de um santo Domingo.

Tonho - Servo do Senhor JESUS!!!!! disse...

eita amiga!! Eucaristia!! Nossa como é bom ler que nosso Papa está sentindo a necessidade de se falar da Presença viva e precisosa de Jesus, na Eucaristia. Sabe vou escreveer sobre isso no meu blog mas ja vou deixar uma palhinha pra ti hehe!!! Vou ser Ministro Extraordinário da Comunhão!!! Já penso amiga que honra pra mim!!!!MAC!! Eu e miha esposaaaa!! nossa que presente de Deus pra mim de novoooooooo!!! abraços fica com Deus!!!!!