segunda-feira, 15 de junho de 2009

DIZER SIM TEM SUAS EXIGÊNCIAS


FORMAÇÃO é o ato de construir homens e mulheres para Deus a partir de um carisma.

“Nós somos operários com Deus. Vós, o campo de Deus, o edifício de Deus. Segundo a graça que Deus me deu, como sábio arquiteto lancei o fundamento, mas outro edifica sobre ele. Quanto ao fundamento, ninguém pode pôr outro diverso daquele que já foi posto: Jesus Cristo. Agora, se alguém edifica sobre este fundamento, com ouro, ou com prata, ou com pedras preciosas, com madeira, ou com feno, ou com palha, a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo, o fogo provará o que vale o trabalho de cada um. Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa.” I Cor3,9-14

Temos que buscar a santidade, ser santos.

O que é ser santo? É ser sagrado, bem-aventurado, ser virtuoso, é ser separado das coisas do mundo.

O carisma da Comunidade Beatitudes é ser fiel até o fim mesmo sem entender. E esta é a nossa busca de santidade. Sendo fiel alcançaremos a santidade, mesmo não entendendo nada. Temos como missão no tempo de hoje Reconduzir a humanidade pelos caminhos da fidelidade.O fogo vai aparecer nesta obra , é o fogo do Espírito Santo, é onde nasce o carisma.

Deus revela o carisma ao fundador, o qual é o receptor da vontade de Deus para a Comunidade e para a Igreja em seu tempo. Ele é o profeta da história, pois com seu sim muitas mudanças ocorrem na vida e na história de outras pessoas e na própria igreja.
O Espírito Santo de Deus habita em nós, somos templos de Deus, ou seja, com a vocação nos abrimos à santidade, a prática das virtudes. Não podemos ficar a beira do mar na praia, temos que avançar em águas mais profundas, ser pescador de homens. (Lc 5,1-11).

Sair da praia é entrar na embarcação que o Senhor escolheu para sua vida, é viver com aqueles que Ele escolheu para estar na barca junto com você.

Assim como Jesus mostrou na vida do nosso fundador Silvinho: “Vou tirar aqueles que são seus Silvinho, e vou colocar aqueles que são Meus”.Isto mostra, que nossa vocação, nosso chamado não deve estar apoiado nas pessoas, mas sim em Cristo Jesus.

“Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.” 1Cor 4,1.

Ser operário de Cristo é estar a serviço de Deus, agir na construção do Reino. Ser administrador de Cristo é ser simples, cuidar das coisas que Deus confiar a você na comunidade, ser obediente a voz do pastor, desde limpar um banheiro até fazer algo que você goste muito. É fazer tudo com alegria e por obediência e não por obrigação.

O que se exige dos filhos da Obra:
“Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação, humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria, não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus, dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme, na humilhação, tem paciência.”Eclo 2,1-4

Porque fazer caminho vocacional?

Porque permanecer na caminhada?

Todos somos “de Deus até o fim”, mas todos querem estar “com Deus até o fim”.

"Você quer estar com Deus até o fim? Quer se abandonar no amor de Deus até o fim? Quer ser fiel até o fim mesmo sem entender? Portanto não questione! Seja obediente, tenha vontade de servir, caminhe sem medo de errar!"

Cada comunidade tem o seu carisma. A Comunidade Beatitudes do Coração de Jesus exige de nós a fidelidade, mas é o Senhor que reinflama este carisma em nós, é Ele que nos chama a ser fiéis até o fim mesmo sem entender, por isso os filhos desta obra serão atraídos conforme o desígnio de Deus.
“Senhor, quero agradecer por ter me escolhido, por ter me chamado a ser Beatitudes do Coração de Jesus, mesmo com tantas falhas, mesmo sem entender tantas situações,te louvo por me constituir fiel. Por isso hoje me consagro a ti renunciando a todo dardo inflamado do inimigo que tenha tomado conta de minha vida por algum instante. Lava-me Senhor com teu sangue e dai-me a graça de ser fiel até o fim, mesmo em meio a tantas tribulações. Sei que fazes novas todas as coisas, por isso quero ser um filho fiel na sua vontade Senhor. Amém.”

Formação dada por Silvinho Zabisky, fundador da Comunidade Beatitudes.

Um comentário:

Igor Mascarenhas disse...

Saber ver a graça de Deus no nosso mundo e viver pelo espirito santo afim de tetemunhar as maravilhas de DEus é um dom, que é preciso ser devolvido a Deus.
Fico feliz por saber que existe pessoas que sabem usar desse dom ao serviço de Deus.
Desejo a todos vocÊs muita força e paz.
Tamu junto