domingo, 29 de janeiro de 2012

ENF 2012

Sobre o tema


Vivemos tempos marcantes na vida do nosso Movimento. Impulsionados pela moção de “reconstrução”, temos procurado fechar as brechas que com o tempo foram surgindo na nossa identidade e espiritualidade carismática. Dentro desse contexto, a cada ano a RCC do Brasil, através de uma nova temática, coloca em evidencia um aspecto diferente da nossa fé e que tem como objetivo nos auxiliar no cumprimento da nossa Missão.

Para que sigamos sendo um povo que vive sob o Senhorio de Jesus, constrói sua caminhada orientado pela Palavra de Deus e está sempre pronto a lançar as redes da evangelização, somos convidados a apascentar as ovelhas do Senhor. O versículo 17 do capítulo 15 do evangelho de São João inspira o tema de 2012 para a RCC do Brasil: "Apascenta as minhas ovelhas".

E quando falamos em apascentar, zelar, cuidar, estamos nos referindo ao pastoreio. O exemplo mais comum que nos vem à memória é o do pastor que cuida das ovelhas, assim como conhecemos pelo salmo 22, 1-3: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome”.

Refletindo sobre essa passagem, podemos perceber que pastorear o povo de Deus é cuidar para que ele chegue até as boas pastagens. Pastorear também significa proteger as ovelhas dos falsos pastores, dos lobos que chegam disfarçados com o intuito de atrapalharem ou até impedirem que as pessoas progridam na sua caminhada de conversão.

Dentro desse contexto, o Encontro Nacional de Formação tem o objetivo de reunir a família carismática do Brasil e oferecer a ela alimento sólido e avivamento espiritual para a caminhada. Além disso, o ENF será oportunidade reforçar a importância do pastoreio: somos impulsionados pelo Espírito Santo a tomar a responsabilidade de apascentar e vigiar as pessoas do nosso Grupo de Oração e do nosso ministério.

Nenhum comentário: