domingo, 29 de junho de 2008

Papa anuncia o Ano Paulino

Bento XVI anunciou um ano especial dedicado ao Apóstolo Paulo, por ocasião dos 2000 anos do seu nascimento. O Ano Paulino será de 28 de Junho de 2008 a 29 de Junho de 2009.

Paulo foi uma das figuras que marcou, a história do Cristianismo, foi Apóstolo que anunciou o Evangelho em todo o mundo antigo, mesmo nas dificuldades, nos perigos, na tortura, na prisão e na morte.

Nasceu na cidade de Tarso, na Silícia, numa família judaica na diáspora, mas com cidadania romana. Percorreu muitos milhares de quilômetros, anunciando de cidade em cidade o “Evangelho” da morte e ressurreição de Jesus. Morreu em Roma, no ano 67.

Paulo é autor de 13 Cartas do Novo Testamento, escritas a diferentes comunidades, ao longo de uns cinqüenta anos: Romanos, Gálatas, 1 Tessalonicenses, 1 e 2 Coríntios, Filipenses e Filémon; 1 e 2 Timóteo, Tito, Efésios, Colossenses, 2 Tessalonicenses.

Teologicamente falando, Paulo assimilou o sistema teológico dos cristãos de origem helenista, que antes perseguia, e começou a pregação contra o sistema judaico, que antes seguia com rigor de fariseu. Os próprios judeo-cristãos de Jerusalém foram certamente poupados na sua “perseguição” ao Cristianismo nascente, porque salvavam a relação umbilical entre Cristo e Moisés e não pareciam a Paulo mais do que um “desvio” farisaico.

Esta inculturação do Evangelho na cultura helenista – tipicamente citadina – levou Paulo, homem da cidade, a utilizar uma linguagem mais teológica e abstrata, própria do ambiente evoluído em que pregou o Evangelho, em contraposição com a linguagem campestre utilizada por Jesus no ambiente agrícola e pastoril da Palestina.

http://blog.bibliacatolica.com.br/

No programa galerando de sexta-feira aqui na Rádio Beatitudes, a Carol trouxe este tema para ser discutido na programação, não deixe de visitar o site: http://www.galerando.blogspot.com/

Deus te abençoe

Não perca: V Cerco de Jericó aqui na Rádio Beatitudes:

Nenhum comentário: