quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quarta-feira de cinzas

Deixo aqui uma fonte que tirei do site do Prof. Felipe Aquino


O QUE É QUARTA-FEIRA DE CINZAS?


É um princípio da Quaresma; um dia especialmente penitencial, em que manifestamos nosso desejo pessoal de CONVERSÃO a Deus. Quando vamos aos templos em que nos impõem as cinzas, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos converter e crer de verdade no Evangelho.

QUANDO TEVE ORIGEM A PRÁTICA DAS CINZAS?

A origem da imposição da cinza pertence a estrutura da penitência canônica. Começou a ser obrigatória para toda a comunidade cristã a partir do século X. A liturgia atual conserva os elementos tradicionais: imposição da cinza e jejum rigoroso.

QUANDO SE ABENÇOA E SE IMPÕEM A CINZA?

A benção e a imposição da cinza tem lugar dentro da Missa, após a homilia; embora em circunstâncias especiais, se pode fazer dentro de uma celebração da Palavra. As formas de imposição da cinza se inspiram na Escritura: Gn, 3, 19 e Mc 1, 15.

DE ONDE PROVEM A CINZA?

A cinza procede dos ramos abençoados no Domingo de Ramos, do ano anterior, seguindo um costume que se remonta ao século XII. A forma de benção faz relação a condição pecadora de quem a recebeu.

QUAL É O SIMBOLISMO DA CINZA?

O simbolismo da cinza é o seguinte:

1. Condição fraca do homem, que caminha para a morte;
2. Situação pecadora do homem;
3. Oração e súplica ardente para que o Senhor os ajude; Ressurreição, já que o homem está destinado a participar no triunfo de Cristo;

Sobre a quaresma, clique aqui

4 comentários:

Pe.Gilberto disse...

Oi Renata, tenha uma santa quaresma!
Deus abençoe!
Pe.Gilberto
blog:gilbertomoretto.zip.net

KARLINHA CDAFMSE disse...

RE MUITO BOA SUA POSTAGEM PARA Q AS PESSOAS PERCEBAM Q A QUARTA FEIRA DE CINZAS VAI ALEM DE UM SIMPLES SIMBOLISMO OU PRECEITO E ASSIM POSSAM SABER VIVER BEM ESSE TEMPO QUARESMAL...DEUS ABENÇOE VC AMADA...

Canela disse...

Bom post!

O Evangelizador tem que passar pela formação.

Hoje quem é evangelizado, amanhã será o evangelizador.

Boa Quaresma

disse...

sANTA E FELIZ QUARESMA PAA TI MINHA FILHA, QUE A ABENÇOE SEMPRE E SEMPRE PARA PODER EVANGELIZAR A TODOS.
oRE POR MIM, AMANHÃ SAÍ O RESULTADO DE UMA BIÓPSIA QUE FIZ NA SEXTA PASSADA, MAS JÁ ME ENTREGUEI NAS MÃO DO sENHOR E ACEITAREI O QUE ELE ME ENVIAR, MESMO SEM NADA ENTENDER.
tE AMO MUITO MINHA QUERIDA CRIANÇA!