sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bambu Amado

Formação – Bambu Amado

Voz= chamado
Vocare= voz

Esta foi à primeira formação que o Silvinho, meu fundador, passou para mim. Ainda morava em Uberlândia, portanto foi feita através do skype...

Esta historinha marcou minha vocação na Beatitudes, a qual me deu também o apelido carinhoso de Bambu amado. Este bambu, precisou ser descaracterizado para ficar do jeito que o seu dono queria.

A PARÁBOLA DO BAMBU AMADO

Um belo dia, numa plantação qualquer de bambus, o vento resolveu soprar e a brisa mansa desse ventinho permitia que o bambuzal se mexesse bastante desordenadamente de um lado para o outro e vice versa... Isto era bom para os bambus, pois além de refrescar, eles davam uma destorcidinha no que estava parado!

Mas como todo bambuzal que se preze, este não era diferente: havia um dono desse bambuzal que neste dia coincidentemente chegou junto com o vento. Qual foi a surpresa do bambuzal em ver o seu dono!

Todos no mesmo instante ficaram cheios de alegria e destemor, pois aquele que cuidava com tanto carinho deles, chegava com seu sorriso para olhar sua estimada plantação! Porém, havia no mesmo lugar ao lado um campo ermo, de difícil plantação, terra ressequida pertencente ao mesmo dono.

No bambuzal existia um bambu que era muito mais bonito e vivente que os outros; Existia nele uma diferença patente sobre o restante dos bambus, que muitas vezes incomodava, mas era natural nele e, devido também toda a sua dedicação ao dono, se tornava cada vez mais diferente e bonito.

A Felicidade desse bambu era ver seu dono chegando e contemplando-o com esmero.
Porém, num certo dia de vento, o bambu amado foi surpreendido por seu dono tão querido numa proposta que há muito tempo ele esperava.

Era chegada a hora do bambu servir. E servir com a mesma dedicação que tinha desde o seu nascimento.

O dono do bambu chegou lá pelas 5 da tarde, olhou seu bambu amado, acariciou-o e lhe disse:

“BAMBU AMADO, CHEGOU O SEU TEMPO DE ME SERVIR E ESTE É O MOMENTO!”

O bambu ficou entusiasmadíssimo com tal proposta e na mesma correria que amava o dono, apressou-se em dizer: “SIM AMADO DONO, SE ME CHEGOU A HORA ESTOU AQUI!”

O dono sabia desse sim e logo amou mais ainda o bambu. Contudo, o dono do bambu teve que lhe falar sobre esse serviço especial e continuou dizendo:“MAS PARA QUE ME SIRVA, BAMBU AMADO, TENHO QUE LHE TIRAR DO LUGAR EM QUE VOCÊ ESTÁ!”

O bambu estranhou, pois sabia que isso iria prejudicá-lo muito. Mas no mesmo instante disse ao dono: “SABE DAS COISAS MEU DONO, E SABES DE MIM, E COM ISSO ME ALEGRO, FAÇA COM QUE EU LHE SIRVA BEM!”

O dono, mais alegre ainda, continuou: “BAMBU AMADO, NÃO BASTA QUE TE ARRANQUE DE SEU LUGAR, MAS VOU PRECISAR CORTÁ-LO COM UM FACÃO PARA PARTÍ-LO AO MEIO!”

Surpreso, o bambu se pôs a tentar entender tal proposta, e começou a ficar um pouco triste, pois sua beleza, seu encanto, suas firmezas, seu apoio, tudo seria tirado e isso lhe faria não ser mais o bambu que outrora brilhou! Porém, mesmo entristecido e sem entender, precisou de toda sua alegria já comprometida na satisfação que seu dono teria de um sim, e não pensou mais:“SE ASSIM É QUE PRECISAS DE MIM, QUE EU POSSA LHE ALEGRAR, EIS-ME AQUI...PRONTO!”

O dono sabia disso, e percebia que o bambu não estava tão alegre quanto o início da conversa, mas sabia da fidelidade do bambu amado. Não obstante o dono logo lhe disse sem muitas palavras:

“AMADO BAMBU, MESMO QUE ME SIRVA, AINDA PRECISO DIZER: NÃO LHE BASTA QUE O ARRANQUE E O CORTE COM UM FACÃO, É PRECISO QUE EU O SEQUE E DESCARACTERIZE TEUS JEITOS DE BAMBU, TUA BELEZA E MESMO TODA TUA ALEGRIA!”

O bambu, no silêncio entristecido, derramava uma lágrima de dor profunda. Já não sabia mais o porquê disso tudo, nem o porquê seu dono lhe queria assim.
O maior sofrimento do bambu era por não entender esse amor que o criou, que permitiu que fosse o mais lindo e vistoso bambu e de uma hora pra outra lhe pedia quase que a própria morte.
Qual foi sua surpresa antes de responder ao dono o mesmo indagou: “MAS AMADO BAMBU, MESMO DEPOIS DISSO TUDO VOU PRECISAR TIRA-TE A VIDA E NUNCA MAIS SERÁS UM BAMBU!” Foi nesse instante que o bambu simplesmente parou e não disse uma só palavra! Mas seu dono continuou:

“CONTUDO, BAMBU AMADO, VOU ARRANCAR-LHE O CORAÇÃO E TUDO O QUE NELE TEM, TE GUARDAREI ETERNAMENTE COMIGO E NUNCA ELE ME SERÁ ROUBADO. DE TUA CASCA TIRAREI O MELHOR: TEU CORAÇÃO...TEU TESOURO...TUA VIDA...SERÁS MAIS MEU DO QUE NESSA CONDIÇÃO DE BAMBU!”

Foi aí que o pobre bambu entendeu. Não os motivos do dono, mas o tipo de Amor com que Ele o amava e sustentado por esse entendimento que compreende todas as coisas, o bambu disse ao seu dono convictamente: “ENTENDO QUE ME ENTENDES, MEU DONO E TANTO QUE ME ROUBAS O MELHOR! SOU TEU PRISIONEIRO, FAZ DE MIM O QUE PRECISAS!”

Foi aí que o dono consumou seus desejos: Arrancou o bambu, cortou-lhe ao meio com um facão, secou-o e descaracterizou-o e já sem vida física nenhuma, lhe tirou o coração e guardou-o consigo para que nunca mais fosse roubado! E o que era um vistoso e lindo bambu se tornava dois simples pedaços de coisa ressecada. Contudo, se tornava o veículo de água que levava umidade ao outro solo do dono, que precisava de plantação. E assim o saudoso bambu se tornou aquilo que de mais precioso o dono tinha!

Acredito que o dono também chorava nesse instante até de saudade do bambu, mas tinha seu coração guardado e isso bastava ao dono!

“Amado irmão, acredito que você não deve estar sentindo as mesmas coisas que estava antes de ler essa historinha que se torna viva a cada dia em que damos um passo em direção ao serviço de Deus!

Não preciso pedir pra você identificar os personagens desse conto porque se você não chorou pelo menos muita coisa passou pela tua cabeça e pelo teu coração agora!

Não tem problema, os nossos ferimentos, nossas podas, as partidas ao meio que temos na caminhada, os facões que nos serram ao meio e a morte daquilo que somos nunca será superior à alegria que teremos quando percebermos que de nós podem tirar tudo, mas o nosso coração já tem dono e ele é Amor logo, você é o amado!” Silvinho Zabisky

É, eu creio na potência do Senhorio de Jesus, por isso eu disse sim a este chamado a ser Beatitudes do Coração de Jesus, e hoje posso ver que esta historinha não teve só valor no início de minha caminhada, mas também agora e tenho certeza que esta será uma constante em minha vida.

O que sei? É que é bom demais seguir o chamado do Senhor, seja com podas, com cortes, com a descaracterização, mas o melhor, o Senhor está nos preparando para a sua vinda, e eu quero estar com Ele até o fim. Portanto, não sofra com a situação que está vivendo, espera as demoras de Deus, mas permaneça fiel.
Deus te abençoe
Renata

4 comentários:

Igor Mascarenhas disse...

Linda a analogia ao bambu, e com certeza vou levar essa história em meu coração, lembrei da musica do Diego Fernandes: Eu não tenho medo de ser de DEus, de entregar minha vida para ele.

E seu pai melhorou ?
Muita força e paz
Tamu junto

Akio disse...

NOssa que linda historia Re, temos que ser igual ao esse bambu, temos que ser fiéis ao nosso Deus, muitas vezes é dificil deixar tudo que amamos, nossos familiares, amigos,e em muitas vezes ate um amor,mas temos que ser fiéis ao SEnhor e fazer a vontade dele, Deus te abençõe beijos

Artur Giovanni disse...

Super interessante. Cada um com sua história, cada um com seu chamado, cada um com seu serviço. Acredito que todos nós temos um chamado a servir da forma em que Deus quer. Mesmo sem entender direito, Ele sabe o que é melhor pra gente.
Saudade. FiK com Deus.

Renata Cavanha disse...

É verdade, e por isso é bom ser Bambu na mão do Senhor!!!